Plano de classificação

Rogério Gonçalves : FotografiasData de Produção Inicial:1901Data de Produção Final:1993Nível de Descrição:SubsérieSuporte:Papel de revelaçãoNome do Produtor e História Administrativa/Biográfica:Nome do Produtor: Gonçalves, Rogério de OliveiraHistória Administrativa: Nasce no Cartaxo, licencia-se em Contabilidade e Administração Pública e exerce a sua atividade profissional na antiga colónia de Moçambique. Regressa a Portugal em 1976 e elege Paço de Arcos para viver com a sua família. Com o intuito de desbravar as raízes da terra que o acolheu, dedica-se ao estudo e à investigação da sua história e publica alguma obras, com a chancela da Câmara Municipal de Oeiras, que em muito contribuíram para enriquecer a história do Concelho.Menções de Responsabilidade:Almeida, RosárioFunção: FotógrafoSerra, AlexandreFunção: FotógrafoÂmbito e Conteúdo:Trata-se de um conjunto de fotografias selecionadas e organizadas pelo historiador Rogério de Oliveira Gonçalves, para figurarem, na sua maioria, em quatro monografias que publicou e que citamos:
- Os Bombeiros de Paço de Arcos - 1893/1993. Oeiras, Câmara Municipal, 1993. A edição desta monografia teve por objetivo a comemoração do centenário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos. As imagens publicadas ilustram factos relacionados com a história da mencionada Associação, nomeadamente os símbolos adotados ao longo dos tempos, os diversos locais onde funcionaram o quartel e a sede da instituição, os sócios, o pessoal, os serviços prestados e os meios operacionais que foram adquirindo ao longo dos tempos.

- O Palácio dos Arcos : Meio Milénio. Oeiras, Câmara Municipal, 1989.
- O Patrão Lopes : De Paço de Arcos à Eternidade. Oeiras, Câmara Municipal, 1998.
- Terrugem : Terra e Gente de Paço de Arcos. Oeiras, Câmara Municipal, 1995.
Idioma/Escrita:PortuguêsEstado de Conservação:BomNotas:Muitas das fotografias foram tiradas por Rosário Almeida e Alexandre Serra, à data fotógrafos do Gabinete de Relações Públicas da Câmara Municipal de Oeiras. Há também reproduções de fotografias/postais antigos, cujo fotógrafo não conseguimos identificar. Nem todas as fotografias deste conjunto foram selecionadas para figurarem na obra, facto que está assinalado em notas, nas respetivas FRD's.
Fotografia mais antiga: 005/01/257.
Código de Referência:PT/MOER/MO/NF/005-01