Submit
Pesquisa avançada
Histórico
Lista
Pedidos
Sair
Plano de classificação
Voltar aos resultados
Barcarena : Fábrica da Pólvora
Data:
1990
Data(s) de Produção Descritiva:
Data aproximada
Espécie:
Suporte:
Papel de revelação
Formato:
20 x 25 cm
Geração:
2ª - Prova
Estado de conservação:
Bom
Cor:
Cor
Âmbito e Conteúdo:
Perspetiva da fachada principal do complexo industrial da Fábrica da Pólvora. Ao centro, observamos o portão de entrada para a fábrica, meio aberto, com um um sino na parte superior e um brasão. Tem escrito: F. P. F. A. Fabrico de Polvora. À direita, encontra-se uma porta de madeira com um brasão esculpido em pedra na parte superior. Do lado esquerdo, encontra-se um chafariz com dois painéis de azulejos por cima.
Notas:
D. João II concede em 1487, por carta régia, privilégios às oficinas de ferrarias de Barcarena para fabrico de armas (Ferrarias d' El Rei). Em 1729, sob o reinado de D. Manuel I, as oficinas são reinauguradas com a denominação de Real Fábrica da Pólvora, sob a direção de António Cremer. Nesta época, a fábrica estava dotada de um sistema hidráulico complexo e sofisticado que usufruia da água da ribeira de Barcarena. Em 1988 encerra definitivamente a sua atividade e é adquirido em 1995 pela Câmara Municipal de Oeiras, que adapta as instalações a um centro de cultura, lazer e divertimento aberto ao público.
Descritores:
Fábrica da Pólvora de Barcarena
Indústria
Brasões
Candeeiros
Azulejaria
Chafarizes
Concelho:
Oeiras
Localização:
Freguesia:
Barcarena
Zona:
Barcarena
Local:
Estrada das Fontaínhas
País:
Portugal
Código de Referência:
PT/MOER/MO/NF/004/01/000547
Registos adjacentes
000545 - Caxias : Encosta da Gibalta
000546 - Paço de Arcos : Forte da Giribita ou de Nossa Senhora de Porto Salvo
000548 - Oeiras : Palácio do Marquês de Pombal
000549 - Biblioteca Municipal de Algés : Exposição de desenhos infantis
Adicionar à lista
Conteúdo digital
Imprimir
Partilhar
×
×
Histórico de pesquisas
Não foi realizada nenhuma pesquisa.
×
Pedido de digitalização
×
Pedido de reprodução
Requerente
Nome:
Email:
Telefone:
Morada:
Identificação do pedido (preencha pelo menos um dos campos)
Cód. ref. documento:
Obra:
Processo de obra:
Morada da obra:
Assunto:
Enviar
Limpar
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de utilização. Ao visitar o nosso site está a aceitar a nossa política de cookies.
Mais informações
✖
×
Entrar
Utilizador:
Introduza o seu nome de utilizador.
Palavra-passe:
Introduza a sua palavra-passe.
O nome de utilizador e/ou a palavra-passe não estão corretos.
Entrar
Reenviar e-mail
×
Aviso