Plano de classificação

Caxias : Instituto de Altos Estudos MilitaresData:1950Data de Produção Final:1959Data(s) de Produção Descritiva:Anos 50Espécie:Suporte: Papel de revelaçãoFormato: 10 x 15 cmEstado de conservação: BomCor: Preto e brancoSuporte: Negativo de gelatina e prata em vidroFormato: 9 x 14 cmGeração: 1ª - OriginalEstado de conservação: RazoávelCor: Preto e brancoMenções de Responsabilidade:Passaporte, AntónioFunção: FotógrafoÂmbito e Conteúdo:Entrada para o Instituto de Altos Estudos Militares.Notas:Inscrição no original: 8 Caxias - Instituto de Altos Estudos Militares (Antigo Palácio Real).
A construção da Quinta Real foi iniciada no século XVIII pelo Infante D. Francisco, filho de D. Pedro II e D. Maria Sofia de Neuburg, sendo propriedade da Casa do Infantado. A edificação dos jardins prolongou-se até aos princípios do século XIX. As estátuas em terracota são da oficina de Machado de Castro. Em 1908, D. Manuel II autorizou o parcelamento da Quinta Real de Caxias. O Palácio, Jardins e Cascata ficaram na posse do Ministério da Guerra, tendo-se ali estabelecido, mais tarde, os Altos Estudos Militares que ocuparam as instalações até 1956. A restante área (parte dos jardins e propriedade agrícola) ficou sob a responsabilidade do Ministério da Justiça.
O Instituto de Altos Estudos Militares (IAEM) foi criado em 1911 e destinava-se à formação de oficiais dos três ramos das Forças Armadas Portuguesas e da Guarda Nacional Republicana. Em 1927, o IAEM foi instalado na Quinta Real de Caxias onde se manteve até 1959, altura em que é transferido para o antigo Palácio e Quinta dos Duques de Cadaval em Pedrouços. A partir de 2005, passa a designar-se Instituto Universitário Militar (IUM).
Em 1953, a Quinta (os jardins, as esculturas e duas das salas do palácio) é classificada como imóvel de interesse público, através do Decreto 39.175, de 17-04-1953.
Descritores:Instituto de Altos Estudos MilitaresQuinta Real de CaxiasVegetaçãoPanorâmicas do ConcelhoConcelho:OeirasLocalização:Freguesia: União das freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e CaxiasZona: CaxiasLocal:Estrada da GibaltaCódigo de Referência:PT/MOER/MO/NF/002/000175