Plano de classificação

Oeiras : Forte de São Julião da BarraData:1940Data de Produção Final:1949Data(s) de Produção Descritiva:Anos 40 (inícios)Espécie:Suporte: Papel de revelaçãoFormato: 10 x 15 cmEstado de conservação: BomCor: Preto e brancoSuporte: Negativo de gelatina e prata em vidroFormato: 9 x 14 cmGeração: 1ª - OriginalEstado de conservação: RazoávelCor: Preto e brancoMenções de Responsabilidade:Passaporte, AntónioFunção: FotógrafoÂmbito e Conteúdo:Vista lateral do forte, no qual se destaca a Torre.Notas:Inscrição no original: 1- Oeiras - Torre de S. Julião da Barra.
Esta fortaleza é também conhecida como Torre de São Julião da Barra. A sua construção iniciou-se no século XVI, no reinado de D. João III, para defesa maritima e proteção da barra do Tejo. Sofreu ampliações e adaptações ao longo dos séculos e foi ainda cárcere político e militar. A partir de 1951, já desclassificado como fortificação militar, assume funções de local de recepção de hóspedes governamentais importantes e pousada de visitantes ilustres.
Descritores:Forte de São Julião da BarraTorresArquitetura militarPatrimónioPraiasPanorâmicas do ConcelhoFortificaçõesConcelho:OeirasLocalização:Freguesia: União das freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e CaxiasZona: OeirasLocal:Estrada MarginalCódigo de Referência:PT/MOER/MO/NF/002/000183