Plano de classificação

Algés : Palácio AnjosData:1910Data(s) de Produção Descritiva:Data aproximadaEspécie:Suporte: CartãoFormato: 9 x 14 cmEstado de conservação: BomMenções de Responsabilidade:Union Postale UniverselleFunção: EditorRochaFunção: EditorÂmbito e Conteúdo:Vista da fachada principal do palacete. Pormenor das suas paredes pintadas às riscas. Vista parcial do jardim, com imensas espécies botânicas. Do lado esquerdo, vê-se parcialmente o portão em ferro.Notas:Postal manuscrito. Tem selo e carimbo com data de 26-12-1910.
Inscrição no original: 505 - Lisboa - Aljés (Casa Anjos). No verso: Union Postale Universelle. Portugal - Bilhete Postal.
O Palácio Anjos foi mandado construir por Policarpo Anjos, um comerciante rico, nos finais do século XIX. Estava inserido numa grande quinta. Nos anos 60, parte da quinta foi destruída para dar lugar a novos edifícios. Posteriormentefoi adquirido pela Câmara Municipal de Oeiras que recuperou o palácio e o adaptou a novos usos.
A Biblioteca Municipal de Algés funcionou, a partir de 1980, no Palácio Anjos e, em 2001, transitou para o Palácio Ribamar. A partir de 2006 passou a chamar-se Centro de Arte - Coleção Manuel de Brito (CAMB), com o intuito de divulgar a coleção das obras reunidas pela família de Manuel de Brito, que contém importantes obras portuguesas de arte contemporânea. Em 2018 cessa o protocolo de colaboração entre o Município de Oeiras e o CAMB. Em 2019 o Palácio Anjos reabre as portas como espaço expositivo do Município de Oeiras.
Descritores:Palácio AnjosArquitetura de veraneioGradeamentoVegetaçãoSelo postalConcelho:OeirasLocalização:Freguesia: União das freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada / DafundoZona: AlgésLocal:Alameda Hermano PatroneCódigo de Referência:PT/MOER/MO/NF/003/000128