Plano de classificação

Algés : Linha férrea e Palacete de ArcariasData:1926Data(s) de Produção Descritiva:[ant. 1926]Espécie:Suporte: CartãoFormato: 9 x 14 cmEstado de conservação: BomCor: Preto e brancoMenções de Responsabilidade:G. & F.Função: EditorCruz, Rui FilipeÂmbito e Conteúdo:Do lado esquerdo, encontra-se a linha férrea, junto ao rio Tejo. Do lado direito, observamos uma zona arborizada junto à estrada real, bem como, o Palacete de Arcarias, da Quinta de São José de Ribamar.Unidades de Descrição Relacionadas:Cód. Referência: PT/MOER/MO/NF/003/000101Título: Algés : Linha férrea e Palacete das ArcariasNotas:Este postal é igual ao mencionado na zona da documentação associada, só que não é colorido.
Inscrição no original: Algés - A linha férrea e Esplanada. No verso: Rui Filipe Cruz Nº____. Bilhete Postal. G et F - Lisboa.
Tudo indica que o Rui Filipe Cruz é colecionador e não editor de postais.
O primeiro troço da Linha do Estoril foi inaugurado em 1890 e contemplava o percurso de Pedrouços a Cascais. Em 1895, a circulação já se fazia até ao Cais do Sodré. A eletrificação é feita em 1926.
O antigo Convento de São José de Ribamar foi fundado em 1559. Em 1834, com a extinção das ordens religiosas, é vendido a José Marques da Costa Soares. Em 1872, o 2.º Conde de Cabral compra a propriedade, acrescenta a muralha e edifica os arcos, transformando o convento em palacete para habitação.
Descritores:Caminho de ferroJardinsPalaceteConvento de São José de RibamarQuinta de São José de RibamarPostes de eletricidadeEstrada realConcelho:OeirasLocalização:Freguesia: União das freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada / DafundoZona: AlgésCódigo de Referência:PT/MOER/MO/NF/003/000104