Plano de classificação

Vista geral de OeirasData:1960Data(s) de Produção Descritiva:Data aproximadaEspécie:Suporte: Papel de revelaçãoFormato: 30 x 47 cmGeração: 2ª - ProvaEstado de conservação: DeterioradoCor: Preto e brancoÂmbito e Conteúdo:Vista aérea sobre Oeiras. Em primeiro plano encontra-se, à esquerda, a linha férrea junto à zona da Fundição de Oeiras e estação ferroviária. Ao centro, está o Largo Paiva Couceiro (Largo da Estação) e, à direita, vemos parcialmente o Jardim Municipal, onde se destaca o Pavilhão Octogonal. Em segundo plano, ao centro, destaca-se o Bairro Residencial de Nova Oeiras. Em último plano, à esquerda, encontra-se a vacaria da Quinta das Palmeiras e, à direita, a Estação Agronómica Nacional.Notas:No verso, um carimbo redondo: Biblioteca Municipal, Algés.
Manuscrito: Vista geral de Oeiras.
A construção do núcleo base (centro comercial, blocos e torres) da Urbanização Nova Oeiras ficou concluída em 1961.
Na área onde se situa atualmente o jardim municipal, existiram duas quintas (séc XVIII e XIX): a Quinta da Arriaga ou do Mocho e a Quinta do Proença ou do Couto. A Quinta da Arriaga foi uma das quintas senhoriais de Oeiras e estendia-se até ao Areeiro. Nos finais do século XIX, foi fracionada e vendida em pequenos talhões. Do conjunto inicial, restam a casa apalaçada, o pavilhão octogonal, a cascata, um lago e as galerias escavadas na rocha (atualmente inseridos no Jardim Municipal de Oeiras).
Descritores:Panorâmica aéreaCaminho de ferroEstação ferroviáriaJardim Municipal de OeirasQuinta da ArriagaPavilhão octogonalUrbanização Nova OeirasBairro Residencial de Nova OeirasQuinta das PalmeirasConcelho:OeirasLocalização:Freguesia: União das freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e CaxiasCódigo de Referência:PT/MOER/MO/NF/004/01/000285