Plano de classificação

Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos : Praia Antiga e Estação Salva-VidasData:1993Data(s) de Produção Descritiva:Reprodução atual de postal antigo (ant. 1930)Espécie:Suporte: Papel de revelaçãoFormato: 10 x 15 cmEstado de conservação: BomCor: Preto e brancoÂmbito e Conteúdo:Perspetiva da praia antiga, onde observamos banhistas e embarcações. Em segundo plano, encontram-se vários edifícios dos quais se destaca a antiga Estação Salva-Vidas, já demolida, com uma torre de vigia e uma rampa de betão. Do lado direito, vista parcial do Palácio dos Arcos.Notas:Reprodução de um original da Coleção Otelo Roberto Alves, feita pela fotógrafa Rosário Almeida do Gabinete de Relações Públicas da Câmara de Oeiras, para publicação na monografia "Os Bombeiros de Paço de Arcos" - 1893/1993, de Rogério de Oliveira Gonçalves. Gravura n.º 5.
No século 19 e inícios de 20, o quartel dos bombeiros funcionou nas instalações da Estação Salva-Vidas/Instituto de Socorros a Náufragos e só em 1932 é que se inauguram as instalações adequadas na Rua Costa Pinto, também em Paço de Arcos.
Estes edifícios à beira-mar foram demolidos para a construção da estrada marginal, em 1939-40, mas um novo edifício foi construído para a Estação salva-vidas.
Descritores:Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paço de ArcosInstituto de Socorros a NáufragosEstação Salva-VidasPraiasBanhistasEmbarcaçõesConcelho:OeirasLocalização:Freguesia: União das freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e CaxiasZona: Paço de ArcosLocal:Praia de Paço de ArcosCódigo de Referência:PT/MOER/MO/NF/005-01/000005