Plano de classificação

Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos : Estação Salva-VidasData:1993Espécie:Suporte: Papel de revelaçãoFormato: 10 x 15 cmEstado de conservação: BomCor: CorMenções de Responsabilidade:Almeida, RosárioFunção: FotógrafoÂmbito e Conteúdo:Perspetiva da Praça Guilherme Gomes Fernandes, local onde existiu a primeira Estação Salva-Vidas. Com a construção da Avenida Marginal em 1939-40, foi demolida, mas uma nova Estação foi construída, que é o edifício que observamos ao centro.Notas:Fotografia do Gabinete de Relações Públicas da Câmara Municipal de Oeiras, cedida a Rogério Gonçalves para publicação na sua monografia intitulada "Os Bombeiros de Paço de Arcos" - 1893/1993. Gravura n.º 6.
No século 19 e inícios de 20, o quartel dos bombeiros funcionou nas instalações da Estação Salva-Vidas/Instituto de Socorros a Náufragos e só em 1932 é que se inauguram as instalações adequadas na Rua Costa Pinto, também em Paço de Arcos.
Descritores:Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paço de ArcosInstituto de Socorros a NáufragosQuartel de bombeirosEstação Salva-VidasConcelho:OeirasLocalização:Freguesia: União das freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e CaxiasZona: Paço de ArcosLocal:Praça Guilherme Gomes FernandesCódigo de Referência:PT/MOER/MO/NF/005-01/000006