Plano de classificação

Paço de Arcos : Igreja ParoquialData:1989Espécie:Suporte: Papel de revelaçãoFormato: 10 x 15 cmEstado de conservação: BomCor: CorMenções de Responsabilidade:Serra, AlexandreFunção: FotógrafoÂmbito e Conteúdo:Fachada principal da Igreja Paroquial de Paço de Arcos. À direita, encontra-se o acesso à zona de apoio da paróquia.Notas:Fotografia reproduzida pelo Gabinete de Relações Públicas do Município de Oeiras para ilustrar a publicação de Rogério de Oliveira Gonçalves, intitulada O Palácio dos Arcos - Meio Milénio. Gravura n.º 26.
A igreja foi construída no centro de uma zona residencial em construção na altura, numa área conhecida por “Quinta do Meireles”, pertencente ao Engenheiro Jean José Luz Coruche. A inauguração é realizada no dia 24 de Agosto de 1969, por D. António de Castro Xavier Monteiro, Arcebispo de Mitilene.
O arquiteto escolhido para elaborar o projeto da nova igreja de Paço de Arcos foi o Pe. João de Almeida, um dos principais responsáveis - a par dos arquitetos Nuno Teotónio Pereira e António de Freitas Leal - pela fundação, em 1953, do MRAR - Movimento de Renovação da Arte Religiosa.
Em termos formais, o projeto assumiu a corrente “Late Modern”, linguagem que se traduzia numa arquitetura de betão complexa e bastante expressiva que, nas palavras do arquiteto e Pe. João de Almeida, criava “esculturas de betão”.
Descritores:Igreja Paroquial de Paço de ArcosArquitetura religiosaConcelho:OeirasLocalização:Freguesia: União das freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e CaxiasZona: Paço de ArcosLocal:Avenida Senhor Jesus dos NavegantesCódigo de Referência:PT/MOER/MO/NF/005-01/000110