Plano de classificação

Paço de Arcos : Monumento dedicado a Patrão Joaquim LopesData:1989Espécie:Suporte: Papel de revelaçãoFormato: 10 x 15 cmEstado de conservação: BomCor: CorMenções de Responsabilidade:Serra, AlexandreFunção: FotógrafoÂmbito e Conteúdo:Busto em bronze representando Joaquim Lopes com farda, dragonas e condecorações. Assenta sobre um plinto de mármore branco, onde consta a seguinte inscrição: "Ao benemérito Patrão Joaquim Lopes e aos que com abnegação o acompanharam nas horas do perigo".Notas:Fotografia reproduzida pela Câmara Municipal de Oeiras, para publicação da monografia O Palácio dos Arcos - Meio Milénio de Rogério de Oliveira Gonçalves. Gravura n.º 53.
Joaquim Lopes ficou célebre devido à sua bravura ao salvar muitas vidas na Barra do Tejo. Foi inicialmente remador da falua do Bugio, em Paço de Arcos, tendo sido aclamado, após alguns salvamentos notáveis, Patrão da referida falua.
A escultura é feita em 1927, pelo escultor José Moreira Rato (1860-1937).
Descritores:MonumentosEsculturasPatrão Joaquim LopesLopes, Joaquim. 1798-1890, salva-vidasRato, José Moreira. 1860-1937, escultorConcelho:OeirasLocalização:Freguesia: União das freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e CaxiasZona: Paço de ArcosLocal:Jardim Municipal de Paço de ArcosCódigo de Referência:PT/MOER/MO/NF/005-01/000162