Plano de classificação

Paço de Arcos : Lápide na antiga residência de Patrão Joaquim Lopes
Data:1989Data(s) de Produção Descritiva:Data aproximadaEspécie:Suporte: Papel de revelaçãoFormato: 10 x 15 cmEstado de conservação: BomCor: CorMenções de Responsabilidade:Gil, Manuel dos SantosFunção: FotógrafoÂmbito e Conteúdo:Pedra retangular com inscrição comemorativa a celebrar a memória de Patrão Lopes, descerrada na sua antiga residência. Inscrição: A Joaquim Lopes. "Quando o Patrão já velho ao pé do mar assoma só de encarar o oceano o atemorisa e doma" homenagem dos seus amigos. Thomaz Ribeiro, Marquez de Fronteira. 1885".Notas:Fotografia da Col. da Junta de Freguesia de Paço de Arcos, utilizada para ilustrar a publicação O Patrão Lopes : de Paço de Arcos à eternidade. Gravura n.º 21 da monografia.
Joaquim Lopes ficou célebre devido à sua bravura ao salvar muitas vidas na Barra do Tejo. Foi inicialmente remador da falua do Bugio, em Paço de Arcos, tendo sido aclamado, após alguns salvamentos notáveis, Patrão da referida falua.
Concelho:OeirasLocalização:Freguesia: União das freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e CaxiasZona: Paço de ArcosCódigo de Referência:PT/MOER/MO/NF/005-01/000177