Plano de classificação

Paço de Arcos : Travessa do Salva-VidasData:1989Data(s) de Produção Descritiva:Data aproximadaEspécie:Suporte: Papel de revelaçãoFormato: 10 x 15 cmEstado de conservação: BomCor: CorÂmbito e Conteúdo:Perspetiva da travessa do Salva-Vidas e da Praça Guilherme Gomes Fernandes, onde se encontram automóveis estacionados. Em segundo plano, vista parcial da Estação Salva-Vidas "Patrão Lopes", do Instituto de Socorros a Náufragos.Notas:Na Praça Guilherme Gomes Fernandes existiu a primeira Estação Salva-Vidas. Em 1939-40, com a construção da Avenida Marginal, foi demolida, mas uma nova Estação foi construída perto do local.
Joaquim Lopes ficou célebre devido à sua bravura ao salvar muitas vidas na Barra do Tejo. Foi inicialmente remador da falua do Bugio, em Paço de Arcos, tendo sido aclamado, após alguns salvamentos notáveis, patrão da referida falua.
Descritores:Núcleo antigoEstação Salva-VidasInstituto de Socorros a NáufragosPatrão Joaquim LopesLopes, Joaquim. 1798-1890, salva-vidasCandeeiros de ruaSemáforosAutomóveisConcelho:OeirasLocalização:Freguesia: União das freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e CaxiasZona: Paço de ArcosLocal:Travessa do Salva-VidasPraça Guilherme Gomes FernandesCódigo de Referência:PT/MOER/MO/NF/005-01/000191