Plano de classificação

Caxias : Vista geralData:1989Data(s) de Produção Descritiva:Reprodução de um postal antigo [ant. 1914]Espécie:Suporte: Papel de revelaçãoFormato: 8 x 12 cmEstado de conservação: BomCor: Preto e brancoMenções de Responsabilidade:Serra, AlexandreFunção: FotógrafoÂmbito e Conteúdo:Vista sobre a orla marítima de Caxias e Paço de Arcos. Em Caxias, destacamos o Forte de Nossa Senhora do Vale e, mais adiante, o Forte de São Bruno. Observamos parcialmente a Estrada Real, a linha férrea e, à direita, uma casa forrada de seixos do mar, ao lado da vivenda Stella. Em segundo plano, observamos Paço de Arcos, onde destacamos o Forte da Giribita e, mais adiante, o Forte de São Pedro.Unidades de Descrição Relacionadas:Cód. Referência: PT/MOER/MO/NF/005-02/000049Título: Caxias : Vista geralNotas:Reprodução do postal PT/MOER/MO-NF/005-02/000049, pelo Gabinete de Relações Públicas da Câmara Municipal de Oeiras, para publicação na monografia O Palácio dos Arcos - Meio Milénio de Rogério de Oliveira Gonçalves. Gravura n.º 10 da monografia.
O Forte de Nossa Senhora do Vale foi mandado construir em 1649, no reinado de D. João IV, pelo Conde de Cantanhede, D. António Luís de Meneses. Para além da função de defesa da Barra do Tejo, esta fortificação também serviu de depósito de pólvora, da Fábrica da Pólvora de Barcarena, bem como de cais de embarque dos produtos deste estabelecimento fabril militar. Em 1939 foi demolido para a construção da estrada marginal.
Descritores:PanorâmicaZona ribeirinhaCaminho de ferroForte de Nossa Senhora do ValePólvoraForte de São BrunoForte da GiribitaForte de Nossa Senhora de Porto SalvoEstrada realFortificaçõesForte de São PedroVivenda StellaConcelho:OeirasLocalização:Freguesia: União das freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e CaxiasZona: CaxiasFreguesia: União das freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e CaxiasZona: Paço de ArcosCódigo de Referência:PT/MOER/MO/NF/005-01/000234