Plano de classificação

Caxias : Planta da Quinta RealData(s) de Produção Descritiva:Reprodução feita em 1989 de imagem antiga [1884]Espécie:Suporte: CartãoFormato: 10 x 13 cmEstado de conservação: BomCor: Preto e brancoMenções de Responsabilidade:Serra, AlexandreFunção: FotógrafoÂmbito e Conteúdo:Reprodução de uma planta da Quinta Real, onde se lê: Planta da Real Quinta de Caxias levantada pelo Capitão Engenheiro J. A. de Abreu, Vogal Secretário da Comissão do Tombo dos Bens da Coroa, em 1844.Notas:Fotografia reproduzida pela Câmara Municipal de Oeiras / Gabinete de Relações Públicas, para publicação na monografia O Palácio dos Arcos - Meio Milénio de Rogério de Oliveira Gonçalves. Gravura n.º 43 da monografia.
Planta da Monografia do Reformatório Central deLisboa Padre António de Oliveira, de José Maria de Almeida Fernandes, Caxias, 1958.
A construção da Quinta Real foi iniciada no século XVIII pelo Infante D. Francisco, filho de D. Pedro II e D. Maria Sofia de Neuburg, sendo propriedade da Casa do Infantado. A edificação dos jardins prolongou-se até aos princípios do século XIX. As estátuas em terracota são da oficina de Machado de Castro. Em 1953, a Quinta (os jardins, as esculturas e duas das salas do palácio) é classificada como imóvel de interesse público, através do Decreto 39.175, de 17-04-1953.
Descritores:Quinta Real de CaxiasPlanta cartográficaConcelho:OeirasLocalização:Freguesia: União das freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e CaxiasZona: CaxiasLocal:Estrada da GibaltaCódigo de Referência:PT/MOER/MO/NF/005-01/000240