Plano de classificação

Paço de Arcos : Palácio Bessone, Estrada Real e praia da GiribitaData:1920Data(s) de Produção Descritiva:Data aproximadaEspécie:Suporte: CartãoFormato: 9 x 14 cmEstado de conservação: BomCor: SépiaMenções de Responsabilidade:Union Postale UniverselleFunção: EditorCarolina Lopes & IrmãFunção: EditorÂmbito e Conteúdo:Vista panorâmica sobre a zona ribeirinha. À esquerda, destacam-se os palacetes do aristocrático bairro da Giribita, nomeadamente o Palácio Bessone, situado na quinta do Relógio, e a casa dos Condes de Cuba, que observamos parcialmente. Junto ao rio, que está à direita, encontra-se a estrada real. Ao centro, observamos um pontão que permitia a circulação das vagonetas que transportavam a pedra retirada da Pedreira Italiana, situada em Laveiras.
Em último plano, ao alto, destaca-se um marco geodésico.
Notas:Inscrição no original: Nº 4 Paço d' Arcos - Vista Panoramica.
No verso: Union Postale Universelle. Bilhete Postal - Portugal. Espaço reservado à correspondencia. Espaço reservado à direcção. Edição de Carolina Lopes & Irmã - Paço d'Arcos.
A casa dos Condes de Cuba foi construída no século 19 e em 1994 foi convertida em Hotel (Solar Palmeiras).
A Quinta do Relógio e o palacete foram mandados construir pelo Visconde Tomás Maria Bessone, em 1860, no antigo bairro aristocrático da Giribita, sob a direção do arquiteto Giuseppe Cinatti. Nos jardins da quinta, existe a torre do relógio que deu nome à propriedade. Com a construção do caminho de ferro, a quinta ficou fracionada.
Descritores:Estrada realBairro da GiribitaQuinta do RelógioPalácio BessoneCasa dos Condes de CubaMarco geodésicoFortificaçõesForte de Nossa Senhora do ValePraiasPontãoConcelho:OeirasLocalização:Freguesia: União das freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e CaxiasZona: Paço de ArcosCódigo de Referência:PT/MOER/MO/NF/005-02/000032