Plano de classificação

Paço de Arcos : Escola de torpedosData:1989Data(s) de Produção Descritiva:Reprodução atual de postal antigoEspécie:Suporte: Papel de revelaçãoFormato: 10 x 15 cmEstado de conservação: BomCor: Preto e brancoÂmbito e Conteúdo:Vista parcial dos armazéns ou paióis de munições da Escola e Serviços de Torpedos. À frente, encontram-se os marinheiros alinhados juntamente com as respetivas minas que serão colocadas no mar.Notas:Reprodução do postal PT/MOER/MO-NF/005-02/000010.
No ano de 1878, o Forte de São Pedro recupera a importância estratégica que possuíra no passado, com a adaptação das instalações para receber a Escola e Serviço de Torpedos, que se integrava no novo sistema de defesa marítima de Lisboa. No início da década de 1940, a construção da Estrada Marginal (EN6) veio a separar a área do quartel dos terrenos junto ao Tejo, onde estavam as rampas de lançamento. Em 1952, é criada a Escola Militar de Eletromecânica (EMEL) que substitui a Escola de Torpedos. A construção dos novos edifícios desta escola, em 1975, impõe a destruição integral do forte, do qual atualmente resta apenas uma porta. Em 2006, com a reestruturação do Exército, foi criado o Centro Militar de Eletrónica, em substituição da EMEL. Este centro foi extinto em 2015, passando a funcionar nas suas instalações a Unidade de Apoio do Comando da Logística (CMDLOG).
Descritores:Escola e Serviço de TorpedosMarinha PortuguesaMarinheiroForte de São PedroFortificaçõesConcelho:OeirasLocalização:Freguesia: União das freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e CaxiasZona: Paço de ArcosCódigo de Referência:PT/MOER/MO/NF/005-01/000272