Plano de classificação

Caxias : Quinta RealData:1907Data(s) de Produção Descritiva:Data aproximadaEspécie:Suporte: CartãoFormato: 9 x 14 cmEstado de conservação: DeterioradoCor: Preto e brancoMenções de Responsabilidade:Union Postale UniverselleFunção: EditorÂmbito e Conteúdo:Perspetiva do jardim da Quinta Real de Caxias, onde observamos a cascata, ladeada por patamares e o jardim de traçado geométrico com várias espécies de plantas. A adornar os jardins, estão várias estátuas.Notas:Inscrição no original a vermelho: Archivo Panorâmico e Artístico. Portugal - 38 - Registado. Caxias - Quinta Real. Trecho do Jardim.
No canto superior direito, está manuscrito: Lisboa 10-IV-907.
No verso: Union Postale Universelle. Bilhete Postal.
Espaço para correspondência. Espaço para endereço.
Também se encontra manuscrito, a preto e vermelho. Tem selo de 10 réis, com o retarto do rei D. Carlos. No canto superior direito, observamos três carimbos, um redondo e dois hexagonais, um deles dos correios de Moçambique, Lourenço Marques, com data de 3-5-07.
A construção da Quinta Real foi iniciada no século XVIII pelo Infante D. Francisco, filho de D. Pedro II e D. Maria Sofia de Neuburg, sendo propriedade da Casa do Infantado. A edificação dos jardins prolongou-se até aos princípios do século XIX. As estátuas em terracota são da oficina de Machado de Castro. Em 1953, a Quinta (os jardins, as esculturas e duas das salas do palácio) é classificada como imóvel de interesse público, através do Decreto 39.175, de 17-04-1953.
Descritores:Quinta Real de CaxiasCascataJardinsSelo postalCarlos I. 1863-1908, Rei de PortugalConcelho:OeirasLocalização:Freguesia: União das freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e CaxiasZona: CaxiasLocal:Estrada da GibaltaCódigo de Referência:PT/MOER/MO/NF/005-02/000020