Plano de classificação

Paço de Arcos : Beira-mar e bairro da GiribitaData:1919Data(s) de Produção Descritiva:Data aproximadaEspécie:Suporte: Prova em albuminaFormato: 10x15 cmEstado de conservação: BomCor: SépiaMenções de Responsabilidade:Union Postale UniverselleFunção: EditorÂmbito e Conteúdo:Vista sobre o bairro da Giribita. Do lado esquerdo, encontra-se o Palácio Bessone e, ao centro, observamos parcialmente o telhado da casa dos Condes de Cuba. À direita, destaca-se o forte da Giribita, também intitulado forte de Nossa Senhora de Porto Salvo. Na praia antiga, uma mulher e duas crianças estão a passear na areia, junto à muralha que sustenta a estrada real, de terra batida, onde circula uma carruagem puxada por dois animais.Notas:Inscrição no original: 2254 - Paço d'Arcos - À beira mar. No verso: Union Postale Universelle. Correspondencia. Encontra-se manuscrito no verso e tem dois selos.
Imagem igual ao documento com a referência PT/MOER/M0-NF/005-01/000287.
A Quinta do Relógio e o palacete foram mandados construir pelo Visconde Tomás Maria Bessone, em 1860, no antigo bairro aristocrático da Giribita, sob a direção do arquiteto Giuseppe Cinatti. Nos jardins da quinta, existe a torre do relógio que deu nome à propriedade. Com a construção do caminho de ferro, a quinta ficou fracionada.
Descritores:Bairro da GiribitaPalácio BessoneQuinta do RelógioPraiasEstrada realNúcleo antigoVeículo de tração animalConcelho:OeirasLocalização:Freguesia: União das freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e CaxiasZona: Paço de ArcosLocal:Bairro da GiribitaCódigo de Referência:PT/MOER/MO/NF/005-02/000059