Plano de classificação

Paço de Arcos : Iº Centenário da Rua Costa Pinto 1898-1996Data:1996Espécie:Suporte: CartãoFormato: 11 x 15 cmEstado de conservação: BomCor: SépiaMenções de Responsabilidade:Município de OeirasFunção: EditorÂmbito e Conteúdo:Perspetiva da varanda da pensão Moreira, onde se encontra uma senhora sentada numa cadeira. Em primeiro plano, observamos uma mesa de metal e duas cadeiras de verga. As janelas e o gradeamento da varanda encontram-se enfeitados com plantas e flores. O chão é de mosaico aos quadrados.Notas:No verso: Iº Centenário da Rua Costa Pinto 1898-1996. Paço de Arcos. Pensão Moreira. Centros Históricos. Câmara Municipal de Oeiras. Centros Históricos. Oeiras Vale Mais a Pena.
A pensão Moreira funcionava num edifício pertencente a Carlos Duarte Luz, Conde de Coruche. É em 1901 que Carlos Luz pede à Câmara Municipal de Oeiras autorização para construir um edífício na rua Costa Pinto, antiga rua Direita (Proc. de obra n.º 7:1901).
Esta pensão foi muito popular na década de 1930-1940, do século XX, pois era frequentemente escolhida por pessoas notáveis para usufruirem de estadias, havendo mesmo referências à estadia da escritora Branca de Gonta Colaço acompanhada pelo seu marido, o pintor e ceramista Jorge Colaço.
Descritores:Pensão MoreiraVarandasMosaicoMulherConcelho:OeirasLocalização:Freguesia: União das freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e CaxiasZona: Paço de ArcosLocal:Rua Costa PintoCódigo de Referência:PT/MOER/MO/NF/005-02/000120