Plano de classificação

Caxias : Curva do Mónaco e Encosta da GibaltaData:1970Data de Produção Final:1979Data(s) de Produção Descritiva:Década de 70Espécie:Suporte: CartãoFormato: 11 x 15 cmEstado de conservação: BomCor: CorMenções de Responsabilidade:SupercorFunção: EditorRANFunção: DistribuidorImpricorFunção: ImpressorÂmbito e Conteúdo:Perspetiva da estrada Marginal e da curva do Mónaco. À esquerda, junto ao rio, vemos parcialmente o local onde se situava o Forte de Nossa Senhora do Vale. Observamos ainda a subida para o Alto da Boa Viagem, com alguns carros a circular. Do lado direito, observamos o túnel por onde passa o comboio e a muralha. Ao fundo, encontra-se Paço de Arcos.Notas:No verso: 1658 - Caxias - Portugal. Marginal, avistando-se Paço d'Arcos. "Supercor". Dist. Ran Lisboa. R. da Quintinha 70 B - T. 690192. Impricor. Lisboa. Imp. em Portugal.
O Forte de Nossa Senhora do Vale foi mandado construir em 1649, no reinado de D. João IV, pelo Conde de Cantanhede, D. António Luís de Meneses. Para além da função de defesa da Barra do Tejo, esta fortificação também serviu de depósito de pólvora, da Fábrica da Pólvora de Barcarena, bem como de cais de embarque dos produtos deste estabelecimento fabril militar. Em 1939 foi demolido para a construção da estrada Marginal.
Descritores:Estrada marginalEdifíciosMoradiasParedãoForte de Nossa Senhora do Vale (local)Concelho:OeirasLocalização:Freguesia: União das freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e CaxiasZona: CaxiasLocal:Estrada Nacional n.º 6Encosta da GibaltaCódigo de Referência:PT/MOER/MO/NF/005-02/000132