Plano de classificação

Quinta de São Mateus : Registo de SantosData:1992-06Espécie:Suporte: Papel de revelaçãoFormato: 10 x 15 cmGeração: 2ª - ProvaEstado de conservação: BomCor: CorÂmbito e Conteúdo:Painel de azulejos, em em azul e branco, representando São Mateus, existente numa parede da Quinta. Registo de Santos.Notas:A data de construção do palácio é incerta, mas é provável que tenha sido construído nos finais do século XVIII. Por volta de 1860, a fachada poente foi revestida a azulejos segundo a moda brasileira da época, onde predominam os temas naturalistas. Estes azulejos são da autoria de Luís Ferreira (1807-?), também conhecido por Luís das Tabuletas. A propriedade pertenceu por um longo período ao Visconde de Meyrelles, mas posteriormente passou para a posse da Condessa de Mesquitela.
Fotografia integrante de uma coleção recebida do Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Oeiras. Descrição com base no Inventário Fotográfico incluído nas quatro pastas.
Descritores:Quinta de São MateusRegisto de azulejosPainel de azulejosPatrimónio azulejarConcelho:OeirasLocalização:Freguesia: União das freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada / DafundoZona: DafundoLocal:Rua Sacadura CabralCódigo de Referência:PT/MOER/MO/NF/007/000677