Plano de classificação

Convento de Santo António do Varatojo : Pormenor de painel de azulejosData:1992-10-28Espécie:Suporte: Papel de revelaçãoFormato: 10 x 15 cmGeração: 2ª - ProvaEstado de conservação: BomCor: CorÂmbito e Conteúdo:Pormenor do painel figurativo da capela-mor do convento, representando o céu. Século XVIII.Notas:Fotografia integrante de uma coleção recebida do Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Oeiras. Descrição com base no Inventário Fotográfico incluído nas quatro pastas.

O Mosteiro de Santo António do Varatojo foi fundado por D. Afonso V em 1470, como cumprimento de uma promessa que o monarca havia feito a Santo António, pedindo auxílio para as campanhas do Norte de África. Os primeiros religiosos da Ordem de São Francisco foram recebidos em 1474. Começando por ser inicialmente Convento de Estudos Franciscanos, passou a ser posteriormente, cerca de 1680, Colégio de Missionários Apostólicos, por cedência de D. Pedro II a Frei António Chagas. Em 1910, com a implantação da República, o convento é transformado num asilo de idosos, mas em 1928, o espaço é entregue às Missões Franciscanas Portuguesas, o que se mantém até até hoje.
Descritores:Convento de Santo António do Varatojo (Torres Vedras)Painel de azulejosAzulejariaPatrimónio azulejarConcelho:Torres VedrasLocal:Estrada da Vila de Torres - VaratojoCódigo de Referência:PT/MOER/MO/NF/007/000869