Plano de classificação

Quinta de Nossa Senhora da ConceiçãoData:1986Espécie:Suporte: Papel de revelaçãoFormato: 13 x 18 cmGeração: 2ª - ProvaEstado de conservação: BomCor: Preto e brancoMenções de Responsabilidade:Rui Cunha. Fotografia e Audiovisuais, LdaFunção: Estúdio e laboratório de fotografiaÂmbito e Conteúdo:O acesso à Quinta de Nossa Senhora da Conceição faz-se através de uma ponte sobre a Ribeira de Barcarena. No portão, observamos um portal maneirista com um brasão de pedra da família Sinel de Cordes.Notas:Descrição elaborada com base num inventário proveniente dos Serviços de Planeamento, atual DPGU, da Câmara Municipal de Oeiras.
Manuscrito no verso: B - Quinta de Nª Srª da Conceição em Barcarena. Freguesia de Barcarena. 1-38.

A quinta foi mandada construir no século XVII pela família Sinel de Cordes. O edifício apresenta uma austeridade de cariz medieval, contrastando com o interior que é ornamentado com exeburantes painéis de azulejos. A capela tem um altar com embrechados da autoria do arquiteto João Antunes e as paredes revestidas com pinéis de azulejos assinados por Gabriel del Barco.
A capela é dedicada a São João Baptista e foi classificada como Imóvel de interesse público, pelo Decreto n.º 28/82, DR, I Série, n.º 47, de 26-02-1982.
Descritores:Quinta de Nossa Senhora da Conceição (Barcarena)Ribeira de BarcarenaPontesBrasõesCandeeiros de ruaConcelho:OeirasLocalização:Freguesia: BarcarenaZona: BarcarenaLocal:Rua Antero de QuentalCódigo de Referência:PT/MOER/MO/NF/008/000087