Plano de classificação

Palácio RibamarData:1986Espécie:Suporte: Papel de revelaçãoFormato: 15 x 19 cmGeração: 2ª - ProvaEstado de conservação: BomCor: Preto e brancoMenções de Responsabilidade:Rui Cunha. Fotografia e Audiovisuais, LdaFunção: Estúdio e laboratório de fotografiaÂmbito e Conteúdo:Perspetiva da escada e do portão de ferro de acesso ao palácio Ribamar. Do lado esquerdo encontra-se o Cruzeiro.Notas:Descrição elaborada com base num inventário proveniente dos Serviços de Planeamento, atual DPGU, da Câmara Municipal de Oeiras.

Edifício construído no século XVIII pelo Conde de Vimioso.Teve posteriormente vários proprietários: os Condes de Lumiar, os Marqueses de Valença, o Conde de Cabral, que o comprou em 1872 e doou ao Conde da Foz. De 1920 a 1928, foi utilizado como casino. Também albergou uma escola secundária do Concelho. Em 1962 foi adquirido pela Câmara Municipal de Oeiras. Atualmente é o espaço da Biblioteca Municipal de Algés (BMA).
Descritores:Palácio RibamarPortãoGradeamentoFerro forjadoCruzeiro de AlgésConcelho:OeirasLocalização:Freguesia: União das freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada / DafundoZona: AlgésLocal:Alameda Hermano PatroneCódigo de Referência:PT/MOER/MO/NF/008/000120