Plano de classificação

Palácio RibamarData:1986Espécie:Suporte: Papel de revelaçãoFormato: 13 x 18 cmGeração: 2ª - ProvaEstado de conservação: BomCor: Preto e brancoMenções de Responsabilidade:Rui Cunha. Fotografia e Audiovisuais, LdaFunção: Estúdio e laboratório de fotografiaÂmbito e Conteúdo:Perspetiva da fachada principal do Palácio Ribamar, edifício de dois pisos de linhas austeras, com dupla escadaria de acesso ao primeiro piso.
No pátio, do lado esquerdo, encontram-se pavilhões pré-fabricados, que albergaram por um período uma escola secundária.
Notas:Descrição elaborada com base num inventário proveniente dos Serviços de Planeamento, atual DPGU, da Câmara Municipal de Oeiras.
Manuscrito no verso: Palácio Ribamar em Algés. (8-16).

Edifício construído no século XVIII pelo Conde de Vimioso.Teve posteriormente vários proprietários: os Condes de Lumiar, os Marqueses de Valença, o Conde de Cabral, que o comprou em 1872 e doou ao Conde da Foz. De 1920 a 1928, foi utilizado como casino. Também albergou uma escola secundária do Concelho. Em 1962 foi adquirido pela Câmara Municipal de Oeiras. Atualmente é o espaço da Biblioteca Municipal de Algés (BMA).
Descritores:Palácio RibamarEscadariasGradeamentoFerro forjadoPavilhãoEscola SecundáriaConcelho:OeirasLocalização:Freguesia: União das freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada / DafundoZona: AlgésLocal:Alameda Hermano PatroneCódigo de Referência:PT/MOER/MO/NF/008/000122