Plano de classificação

Porta de entrada do Palácio da ConceiçãoData:1986Espécie:Suporte: Papel de revelaçãoFormato: 13 x 18 cmGeração: 2ª - ProvaEstado de conservação: BomCor: Preto e brancoMenções de Responsabilidade:Rui Cunha. Fotografia e Audiovisuais, LdaFunção: Estúdio e laboratório de fotografiaÂmbito e Conteúdo:Pormenor da fachada principal do Palácio da Conceição. Perspetiva da porta de entrada, emoldurada por um arco em cantaria. Tem de ambos os lados janelas altas com varandas em ferro forjado. Na parte superior, observamos uma janela de três folhas, quase quadrada. Neste local funcionava a Junta de Freguesia de Carnaxide.Notas:Descrição elaborada com base num inventário proveniente dos Serviços de Planeamento, atual DPGU, da Câmara Municipal de Oeiras.
Manuscrito no verso: D -Junta de Freguesia de Carnaxide em Algés (9-6).

O forte de Nossa Senhora da Conceição foi construído nos finais do século XVII e nos inícios do século XVIII para servir de defesa a eventuais ataques inimigos. Em 1870 esta fortificação foi substituída pela bateria do Bom Sucesso, situada em Belém, e foi adaptada a palácio, passando a ser a residência dos condes de Pombeiro e marqueses de Belas. Depois, foi hotel (Hotel da Glória), casino, local de funcionamento dos Correios, dos serviços de Registo Civil, bem como da Junta de Freguesia de Carnaxide e de Algés. O palácio foi demolido em 2002.
Descritores:Palácio da ConceiçãoForte de Nossa Senhora da ConceiçãoJuntas de freguesiaConcelho:OeirasLocalização:Freguesia: União das freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada / DafundoZona: AlgésLocal:Rua Major Afonso PallaCódigo de Referência:PT/MOER/MO/NF/008/000130