Plano de classificação

Núcleo antigo de Paço de ArcosData:1986Espécie:Suporte: Papel de revelaçãoFormato: 13 x 18 cmGeração: 2ª - ProvaEstado de conservação: BomCor: Preto e brancoMenções de Responsabilidade:Rui Cunha. Fotografia e Audiovisuais, LdaFunção: Estúdio e laboratório de fotografiaÂmbito e Conteúdo:Perspetiva da Rua Costa Pinto, onde se encontra o edifício da antiga Pensão Moreira (ao centro). Edifício revestido a azulejos, com três pisos e uma varanda com proteção em ferro forjado. Tem na fachada lateral um cartaz publicitário a anunciar o Supermercado Modelo e um caixote de lixo.
Do lado direito, observamos o edifício do quartel dos bombeiros de Paço de Arcos, já desativado.
Notas:A pensão Moreira funcionava num edifício pertencente a Carlos Duarte Luz, Conde de Coruche. É em 1901 que Carlos Luz pede à Câmara Municipal de Oeiras autorização para construir um edífício na rua Costa Pinto, antiga rua Direita (Proc. de obra n.º 7:1901).
Esta pensão foi muito popular na década de 1930-1940, do século XX, pois era frequentemente escolhida por pessoas notáveis para usufruirem de estadias, havendo mesmo referências à estadia da escritora Branca de Gonta Colaço acompanhada pelo seu marido, o pintor Jorge Colaço.
Os Bombeiros de Paço de Arcos tiveram o seu Quartel-Sede na Rua Costa Pinto, em Paço de Arcos, de 1932 a 1975, altura em que passou para um edifício na Rua Senhor Jesus dos Navegantes.
Descritores:Núcleo Antigo de Paço de ArcosEdifíciosAzulejariaPensão MoreiraAssociação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paço de ArcosQuartel de bombeirosVarandasFerro forjadoAutomóveisSinal de trânsitoPublicidadeResíduos sólidos urbanosConcelho:OeirasLocalização:Freguesia: União das freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e CaxiasZona: Paço de ArcosLocal:Rua Costa PintoCódigo de Referência:PT/MOER/MO/NF/008/000258