Plano de classificação

A linha Férrea em CaxiasData:1930Data(s) de Produção Descritiva:Data aproximadaEspécie:Suporte: DigitalFormato: TIFFCor: SépiaÂmbito e Conteúdo:Linha férrea em Caxias, na zona da passagem de nível junto à Estrada Real, atualmente designada Rua Direita. À esquerda, vista parcial das traseiras da "Casa Branca", edifício que em 1945 é inaugurado como Restaurante "Vela Azul" e posteriormente designado Restaurante "Mónaco". À direita, encontra-se uma casa provavelmente do guarda da linha férrea.
Ao fundo, no rio, encontra-se o pontão junto à foz da Ribeira de Barcarena, onde circulavam vagonetas que transportavam pedra vinda da pedreira, conhecida ainda hoje por Pedreira Italiana, por ter como proprietário um italiano. As pedras eram descarregadas para fragatas e batelões e levadas ao seu destino para a construção do Porto de Lisboa.
Notas:A água do Rio Tejo chegava quase à linha férrea.
Em 1939, quando da construção da estrada marginal, desapareceu a passagem de nível nesta zona.
Descritores:Estrada realCaminho de ferroRestaurante Vela AzulRestaurante MónacoPontãoCandeeiros de ruaIluminação públicaPedreirasConcelho:OeirasLocalização:Freguesia: União das freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e CaxiasZona: CaxiasPaís:PortugalCódigo de Referência:PT/MOER/MO/NF/010/000004