Plano de classificação

Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos : Painel de Azulejos com o Salva-Vidas "Patrão Lopes" e sua companhiaData:1993Espécie:Suporte: Papel de revelaçãoFormato: 10 x 15 cmEstado de conservação: BomCor: CorMenções de Responsabilidade:Almeida, RosárioFunção: FotógrafoBonvalot, Carlos AugustoFunção: PintorReis, MárioFunção: CeramistaÂmbito e Conteúdo:Painel de azulejos existente na parede das escadas do Quartel Sede, na avenida Senhor Jesus dos Navegantes. Retrata o barco Salva-Vidas "Patrão Lopes" e sua tripulação, a deslizar a caminho do tejo.Unidades de Descrição Relacionadas:Cód. Referência: PT/MOER/MO/NF/005-01/000024Título: Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos : Painel de Azulejos com o Salva-Vidas "Patrão Lopes" e sua companhiaNotas:Fotografia do Gabinete de Relações Públicas da Câmara Municipal de Oeiras, cedida a Rogério Gonçalves para publicação da sua monografia intitulada Os Bombeiros de Paço de Arcos - 1893/1993. Gravura n.º 73.
Painel desenhado pelo pintor Carlos Augusto Bonvalot e executado em cerâmica pelo artista Mário Reis.
Joaquim Lopes ficou célebre devido à sua bravura ao salvar muitas vidas na Barra do Tejo. Foi inicialmente remador da falua do Bugio, em Paço de Arcos, tendo sido aclamado, após alguns salvamentos notáveis, patrão da referida falua.
Descritores:Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paço de ArcosAzulejariaEstação Salva-VidasPatrão Joaquim LopesLopes, Joaquim. 1798-1890, salva-vidasEmbarcaçõesConcelho:OeirasLocalização:Freguesia: União das freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e CaxiasZona: Paço de ArcosLocal:Avenida Senhor Jesus dos NavegantesCódigo de Referência:PT/MOER/MO/NF/005-01/000024